História
AABB de São Luís – 75 anos de história e conquista
Palco obrigatório dos grandes eventos do Estado, a AABB de São Luís em seus 73 anos tem uma história para contar. Ou melhor, várias. O patrimônio que a AABB e os ‘abebeanos’ possuem, e que tantos benefícios tem proporcionado à sociedade, não seria possível sem o trabalho, a iniciativa e o espírito empreendedor de grandes homens que registraram, indelevelmente, na eternidade, os seus nomes quando, no dia 15 de agosto de 1947, num prédio alugado a Rua da Paz, fundaram as bases do Satélite Clube do Maranhão.
Miguel Arraes Filho, Oscar Rodrigues, Eduardo Vasconcelos, Eimar Rego, Paulino de Carvalho, Waldir Vinhais, Francisco Bayma, Sócrates Balga Mendes e Hernildo Gomes de Almeida são alguns dos ilustres colegas que viram o satélite clube nascer como precursor da AABB.
Satélite Clube do Maranhão era um espaço simples e singelo que servia de encontro (ou de reencontro após o expediente) dos amigos, ali eles disputavam Jogos de Salão e iniciaram os primeiros bailes de carnaval. Passados alguns anos, o Satélite mudou-se para a Rua dos Remédios, esquina com a atual Rua dos Afogados.
No prédio alugado, onde funciona, hoje, o Juizado Especial de Pequenas Causas, ainda predominava os jogos de salão e as atividades sociais. A prática do futebol nasce junto com o clube.
Em 1953, após presenciar e superar a maior crise deflacionaria no setor do credito bancário do país, Mariano Barros da Silva, José Travassos, Raimundo Gomes, José Carlos Sá Vale, Inaldo Macieira, Francisco Ponte, Hernildo de Almeida, Paulo Leite, Armando Castro, Reinaldo Costa e Sócrates Balga Mendes, de olho nos rumos da história, transformaram o Satélite em Associação Atlética Banco do Brasil, presidida por Sócrates Balga Mendes. O prédio localizado na Rua Grande, na majestosa Quinta do Barão, foi a primeira sede própria da AABB.
A partir de 1962, são adotadas as primeiras providências para movimentar o clube em uma nova sede. Alzir de Souza Carvalho, José Ribamar Brandão, juntamente com Victor Hugo, Amílcar Souza Martins, Nestor Jost e Ozildo foram algumas personalidades que incentivaram o nascimento e o crescimento da AABB São Luís, no Calhau. Eles sonhavam com uma área mais ampla e afastada do centro da cidade, onde pudessem fazer festas e proporcionar mais lazer e prática de esportes.
Então, adquiririam um terreno na “longínqua” Avenida dos Holandeses, 08, Calhau. Lá, fizeram um campo de futebol e construíram uma modesta sede. Mal sabiam eles que estavam escrevendo o mais importante capítulo daAssociação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Anos se passaram e a AABB cresceu. As obras foram ficando prontas. A terraplanagem, o plantio de espécies vegetais, o barracão, as piscinas, o ginásio de esportes, o campo de areia, os campos de futebol, o parque aquático, salão de festas, os chalés, a ampla sede… A vitória final.
Entre os anos de 1982 e 1984, na gestão de Josires Leda Dourado, os abebeanos ganham o ginásio de esportes. Entretanto, o código do atleta e o regimento interno do clube, só viriam a ser implementados entre anos de 1985 e 1987, sob a presidência de Inácio Diniz, última gestão da AABB efetuada com o auxilio financeiro do Banco do Brasil. Foi nessa época, também, que se deu o surgimento da figura do sócio-comunitário, como forma de ampliar os recursos financeiros.
A partir de 2001 na presidência de Antonio Félix Sousa Pinto e vice- presidentes: Luis Carlos Oliveira Silva, Ivaldo Gomes Garcês Matos, Domingos de JESUS Martins Gama, José Benedito da Silva Santos, José Ribamar Cunha Araújo e Magno Cirino Barbosa, trouxe para a AABB São Luís, o inicio de uma nova fase, com revolucionários programas e projetos já implantados.
Sua maior obra fica por conta da criação do parque aquático, com restaurante, banheiros, rampa, baleia, pelicano entre outros e vinte chalés todo equipado para acomodar quatro pessoas.
A AABB de São Luis, gerada com muito amor nos anos 40, foi bem tratada ao longo dessas seis décadas. Hoje, ela é referência positiva em lazer, esporte e cultura na sociedade ludovicense, desfrutando de respeito e credibilidade junto aos seus fornecedores, promotores de eventos, imprensa, artistas, autoridades, associados e comunidade em geral. Suas instalações já não são tão modestas como na sua criação. Estão dotadas de toda infraestrutura para atender com qualidade mais de três mil associados e seus dependentes.
A AABB de são Luis é dona de uma esfuziante beleza que encanta a todos. Possui amplo estacionamento interno, modernos e aconchegantes chalés, parque aquático, academia de ginástica, quatro grandiosos campos de futebol, quadra de tênis e outros tantos espaços, onde se podem fazer festas e proporcionar mais lazer e prática de esporte.
A família AABB, que antes se resumia aos funcionários do Banco do Brasil, cresceu muito. Atualmente, a comunidade participa ativamente de todos os momentos da associação. O atendimento qualificado e a satisfação dos associados são pontos essenciais no planejamento das ações da atual gestão do clube, que visa oferecer momentos de tranqüilidade, de relaxamento, lazer, descontração e integração e melhor qualidade de vida para associados e visitantes. Além disso, festa e eventos de confraternização acontecem assiduamente na AABB.
Foram dezenas de presidentes, diretores, auxiliares, profissionais e associados que moldaram a AABB ao longo de sua trajetória.
O Sistema AABB é formado por aproximadamente 1.242 associações espalhadas pelo Brasil, agregadas pela FENABB – Federação Nacional das AABB. Dentre elas, a AABB São Luis situa-se como destaque no cenário regional, com intensa movimentação social e uma história de sucesso principalmente no esporte.